top of page

Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes abrem as portas da sua nova casa

Foto do escritor: Pavilhão da MagnóliaPavilhão da Magnólia

Uma sede em tempo difíceis para a cultura, só sendo mesmo uma Casa Absurda!

foto: Silvianne Lima

Vivendo em dias nada fáceis e embriagados pela vontade de mudança, surge a Casa Absurda, o mais novo espaço cultural da cidade de Fortaleza, que abriga a sede dos grupos de teatro Cia Prisma de Artes e Pavilhão da Magnólia, um lugar de arte e de encontros, agregando e potencializando nossa luta por dias mais felizes.

Nessa atmosfera de incertezas, desolação, solidão e incomunicabilidade, denominações ligadas ao Teatro do Absurdo* nossa Casa Absurda é também uma atitude política, filosófica e estética, pois nos lançamos, enquanto espaço cultural para a cidade, acreditando que a cultura é uma ferramenta poderosa de transformação e assim juntos continuarmos existindo/resistindo.

Lugar de Arte! É com esse pensamento que Casa Absurda traz um espaço para apresentações de teatro, dança, circo, música, e outras atividades como sala para exposições, loja dos grupos, coworking, quarto para hospedagem e um Café-Bar.

Tendo seu funcionamento pautado no trabalho de continuidade de teatro de grupo realizado pelos artistas residentes. A Casa Absurda fica na rua Isaac Meyer nº 108, Aldeota - Fortaleza – Ceará é terá sua inauguração no dia 21 de novembro a partir das 17h seguindo até às 22h, com apresentação teatral, música, lançamento de exposição. E até domingo segue com programação gratuita para todos os púbicos.

* Expressão cunhada pelo crítico inglês Martin Esslin, no fim da década de 1950 para abarcar peças surgidas no pós-Segunda Guerra Mundial.


foto: Silvianne Lima

Sobre os grupos:

Cia Prisma de Artes

Desde 1985, o grupo alia teatro e trabalho comunitário, atuando fortemente na periferia fortalezense. Em sua longa trajetória, a Cia Prisma possui um número significativo de montagens infantis e pesquisa narrativas para a contação de histórias. Além de produções teatrais, a companhia organiza um bloco de pré-carnaval, uma quadrilha junina e um grupo de reisado, bem como realiza o Festival Popular de Teatro de Fortaleza, que está em sua 9ª edição. Em 2016 estreou “Urubus” com o grupo Pavilhão da Magnólia e direção de Hector Briones, em 2017 estreou “Putz – a menina que buscava o sol” com direção de Herê Aquino.

Pavilhão da Magnólia

A companhia surgiu em 2005 no Curso de Arte Dramática (CAD) da Universidade Federal do Ceará e tem se destacado na cena do teatro infantil cearense. O Pavilhão da Magnólia está à frente do Encontro de Realizadores de Teatro Infantil do Ceará. Em 2015, o grupo completou 10 anos e estreou os espetáculos “Baldio” com direção de Hector Briones e “Ogroleto”, de Suzanne Lebeau, com a direção de Miguel Vellinho da Cia PeQuod (RJ) os trabalhos tem circulado nos principais festivais de teatro do país. “Urubus” que teve estreia em 2016 marca a parceria com a Cia Prisma, o espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Artes na Rua e tem direção de Hector Briones. Em 2017 estreou “Maquinista” com direção de Herê Aquino.


Foto: Carol Veras


Programação de Inauguração

21 a 25.nov.2018

Dia 21 (Quarta-feira)

17h - Abertura da casa para visitação

19h - Lançamento Exposição Arte em Cartaz Design e Fotografia nas Artes Cênicas* Tim Oliveira (CE)

20h - Baldio - Grupo Pavilhão da Magnólia (CE)

21h - Som pra Galera

Dia 22 (Quinta-feira)

15h30 - As Aventuras de João Sortudo Cia Prisma de Artes (CE)

20h - Lançamento de livros*: Almeida Jr,/ Altemar Di Monteiro /Carol Veras

21h - Baile Preto*- Luiza Nobel (CE)

Dia 23 (Sexta-feira)

15h – Sementes * - Casulo Teatro (DF)

18h - Tempestade * - Silvia Moura (CE)

20h - Entre nós: Buzinas, Chicotes e Ácidos* Coletivo Arremate de Teatro (CE)

21h30 – Enfeitada de Ilusão * – Jord Guedes (CE)

Dia 24 (Sábado)

20h - RESES *- Grupo Sertão Teatro (PB)

21h – Som pra Galera

Dia 25 (Domingo)

10h - O Regresso dum Barquinho de Papel * Cangaias Coletivo Teatral(CE)

* PROGRAMAÇÃO GRATUITA

PARCERIA 9o FESTIVAL POPULAR DE TEATRO DE FORTALEZA


Contatos para entrevista:

Raimundo Moreira (Cia Prisma)

(85) 98852 6360 – ciaprismadeartes@gmail.com

Nelson Albuquerque (Pavilhão da Magnólia)


SERVIÇO:

Abertura da CASA ABSURDA, sede da Cia Prisma e Grupo Pavilhão da Magnólia

Dia 21 de novembro de 2018 (quarta-feira)

Das 17h ás 22h

Programação Gratuita

Rua Isac Meyer, 108 – Aldeota - Fortaleza/CE

Informações: Facebook.com/casaabsurda

(85) 99690 7906 (Jota Jr)


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page